Olá pessoal, para deixar vocês mais informados antes de escrever as primeiras impressões do livro vou explicar um pouco o que aconteceu, a Letícia do blog Letícia Iarossi me mandou um e-mail informando que ia ter uma maratona de divulgação do livro Fugitivos do Carlos Barros e se eu estivesse interessada eu deveria responder o e-mail com as informações pedidas e foi o que eu fiz então alguns dias depois recebi o e-mail dela com o conteúdo que eu deveria ler, que foram os 6 primeiros capítulos do livro, então agora que "explique" mais ou menos como foi vamos ver o que achei do livro ou pelo menos de parte dele.





Sinopse 

De onde vem a amizade? O que é necessário para se ter uma vida melhor? Caio, um carioca de 15 anos, perdeu os pais em uma tragédia e foi morar com a avó em Belo Horizonte. Traumatizado pelo incidente que vitimou sua família, ele não tem mais desejo de retomar sua vida. Até que conhece Fernanda, uma menina de 15 anos, que protege o irmão Jonas, de 11 anos, do temperamento violento do pai. Ao mesmo tempo, Caio fica amigo de Gabriel, um rapaz de 17 anos, e Bianca, a irmã de 5 anos. Os dois perderam a mãe, por ela ser viciada e ter sofrido uma overdose, e o pai está preso. Ficam sob a tutela da Justiça e do irmão mais velho, de 20 anos, que apoia o pai em planos escusos para melhorarem de vida. Em Fugitivos, acompanhamos o amor nascer entre Caio e Fernanda, sentimento que será o catalisador de uma briga que colocará em risco a segurança dos dois, e a força da amizade que surge entre os cinco jovens, de forma tão intensa que o drama de cada um deixa de ser individual e passa a ser de todos. No momento em que suas histórias se misturam, eles precisam fugir para salvarem suas vidas. Nessa corrida emocionante, que atravessa os estados de Minas Gerais, Bahia, Alagoas e Pernambuco, mais de dois mil quilômetros, iremos descobrir seus sonhos, seus medos, suas tristezas e suas alegrias, tudo envolto por muito suspense, perigo, romance e reviravoltas surpreendentes.


Primeiras Impressões 

    O livro é narrado em terceira pessoa, tudo começa quando Caio chega em Belo Horizonte e encontra sua avó, Caio é um menino quieto e está com alguns machucados que o autor não fala logo no  começo, então você fica se perguntando o que aconteceu com ele? O por que que ele está indo para a casa da avó? Como os pais dele morreram? 
    Depois de alguns dias com sua avó Caio acaba conhecendo Jonas e Fernanda, os dois são irmãos Jonas tem 11 anos e é um tagarela de primeira mas por incrível que pareça eu simplesmente amei ele rss e Jonas é um garoto muito forte ainda mais quando descobrimos tudo que ele passa, mas voltando ao Caio Jonas e Fernanda acabam ajudando Caio pra ser mais sincera Fernanda acaba ajudando muito o Caio, os dois acabam desenvolvendo um sentimento muito forte ainda mais Fernanda que sabe muita coisa sobre Caio, pois ela conversava muito com a avó dele sobre ele, tudo que ele fazia ela contava a Fernanda, (vou ser bem sincera no começo eu achei a Fernanda atirada mas logo eu entendi o porque ela agiu daquela forma) . Fernanda e Jonas sofrem bastante com o pai que tem, ainda mais Jonas, o pai deles abusa da força algumas vezes e acaba machucando Jonas, mas o que me surpreendeu em uma parte do livro é que Jonas é mais forte do que parece já Fernanda tenta ajudar o irmão mas o que ela faz não acaba ajudando muito.
   Mas o que mais me prendeu no livro foi o que historia do Gabriel, ele é um rapaz mais velho que namorou Fernanda por um tempo mas agora eles são apenas amigos, Gabriel tem dois irmãos Mauro que é o mais velho e Bianca que é um menina muito fofa, o pai deles está preso, mas Gabriel e o pai não se dão muito bem, Gabriel trabalha na banca da dona Teresa(avó de Caio) e faz bico com uma kombi, Gabriel cuida sozinho da sua irmã Bianca, o irmão mais velho deles é um vagabundo não ajuda em nada, pelo que eu percebi Mauro e o pai dele só querem ficar com a Bianca por causa do dinheiro e não por amor a ela, já Gabriel ama Bianca cuida dela, o pai dele está prestes a sair da cadeia e Gabriel não quer estar em casa quando ele voltar e também não quer que a irmã fique. Isso nos faz pensar no que Gabriel vai fazer para não deixar a irmã dele com o irmão mais velho e o pai.

    A escrita do autor me prendeu muito rápido, a escrita dele é fluida e fácil, porém o assunto do livro não é tão leve assim, tem sim suas partes fofas e coisas do tipo mas também tem o abuso que o Jonas sofre, o que Gabriel passou (e vai passar pelo que deu a entender) e a morte dos pais de Caio que não foi uma morte muito real em muitos aspectos, ainda mais quando Caio relata como tudo aconteceu, essa parte acabou comigo eu queria ajuda-lós a sair de tudo o que estava acontecendo. Estou muito curiosa para saber como acaba tudo isso.


Sobre o autor 

Carlos Barros cresceu na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Quando concluiu o Ensino Complementar, impulsionado pela vontade de conhecer novos lugares, decidiu ingressar na faculdade de Ciências e Tecnologia de Lisboa, Portugal, onde escreveu pequenos contos de ficção, narrativas sobre obras de arte e artigos para o jornal acadêmico​. Permaneceu no país por 5 anos, período em que fez praticamente de tudo para conseguir sobreviver e pagar seus livros, desde redações pagas por colegas de sala, monitor colegial, garçom e desenvolvedor de sistemas de informática. Foi nessa última profissão que conseguiu um sustento maior. De volta ao Brasil, ingressou em uma grande empresa de Belo Horizonte e prosseguiu com uma carreira voltada para a tecnologia, onde chegou a ganhar o prêmio iBest de melhor site do país. Entretanto, as histórias de ficção, que povoavam sua mente desde a época colegial, nunca deixaram de crescer. Em 2015, finalizou seu primeiro romance: Fugitivos. 




       O lançamento do livro será no dia 25/09.


Redes Sociais do Livro:


Redes Sociais do Autor:

3 Comentários

  1. Olá Su!
    Fugitivos parece ser um livro bastante intenso e muito bom! Adorei saber as suas primeiras impressões. Achei interessante. Quem sabe eu leia? haha
    Beijos, Nathália
    https://livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até onde eu li eu adorei, não vejo a hora de ler o restante.
      Beijos

      Excluir
    2. Até onde eu li eu adorei, não vejo a hora de ler o restante.
      Beijos

      Excluir